"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;"


O choro  nem sempre é manifestação de tristeza, angustia ou sentimentos ruins, não poucas vezes vamos ver pessoas chorando de alegria por uma vitória alcançada por elas mesmas ou coisas boas que aconteceram ao seu redor.  No conhecido sermão do monte Jesus está ensinando as bem-aventuranças, está sendo dito sobre os que choram no pior sentido que as desventuras da vida podem dar, o choro da perda, a dor, a frustração, a escassez, a angustia, a tragédia, ou seja, as calamidades que acontecem dentro e fora de nós durante toda existência, Entendemos assim pelo fato de que depois do choro emprega-se o verbo consolar, e só pode ser consolado quem chora no pior sentido de uma alma dolorida.
Durante o nosso existir muitas  vezes necessitaremos de consolo, pois não podemos evitar situações que nos deixem sem ter pra onde ir, sem palavras, sem reação, decepcionados e frustrados com profundas dores na alma, As vezes até criamos dentro de nós mundos paralelos idealistas visando correr desses eventos que a vida nos prepara, mas são fugas paliativas que só aumentam a queda, pois um dia esse tipo de casa cai.
 A palavra CONSOLAR vem do grego PARAKLESIS, que significa “COLOCAR-SE AO LADO DE UMA PESSOA, ENCORAJANDO-A E AJUDANDO-A EM TEMPOS DE AFLIÇÃO”, e Tudo que Deus quer ser na nossa vida é essa pessoa ao nosso lado, pra nos encorajar, e nos dar toda a força em momentos que nos vemos de frente pra nós mesmos, chorando em luto na alma pela morte de algo ou alguém que se foi, ou que nunca veio . A nossa natureza é que foge todos os dias desses eventos, estamos sempre buscando a segurança, estabilidade, e tranquilidade em todas as coisas pra nos afastar do choro, mal sabendo nós que toda a obra de Deus inclui momentos dos mais infelizes em que pensamos que é o fim da linha para o nosso trem da vida.
O consolar de Deus em nossas vidas renova a nossa força : Quando enlutados na vida, o desanimo bate a porta do nosso coração, o nosso pensamento pende pra derrota, então  o consolo da parte de Deus é o socorro quando nossos sonhos estão na enchente que foi criada pelo mar de lágrimas das tristezas na vida. A fé nos faz respirar quando estamos com os sonhos sufocados pelo ar rarefeito em aflições da vida, pois Os que esperam no Senhor Renovarão as suas forças (Isaias cap.40v27-31)
Quando consolados podemos consolar: A bíblia diz que sendo  consolados podemos consolar com a mesma consolação que fomos consolados na nossa tribulação( 2 Coríntios 1:3) Deus nos forma consoladores na medida em que somos por ele renovados, podendo com toda propriedade trazer vida aos que passam as mesmas situações de morte de sonhos, levantando o animo e trazendo espirito de luta para uma vida que não acaba ali.
Deus nos chama pra chorar na vida todos os lutos que ela nos apresentar, devemos ser chorões na existência assim como o profeta chorão Jeremias que só fizera o bem, porem sem receber nenhum reconhecimento na sua época, portanto devemos encarar a realidade na fé daquele que vence toda tristeza, angustia, perdas, e rejeições inerentes a vida. (1 João  5.4).

Um comentário: