Ansiedade x Fé (mateus 6:25-33)


Sabemos que toda ansiedade é ausência de fé, quando deixamos de entregar de fato a vida pra Deus a ansiedade seguida de um desespero vai tomando conta, tais coisas desencadeiam um processo de cada vez maior de morte na caminhada. Quero compartilhar algumas coisas que vejo na passagem citada acima:





1º INVERSÂO DE VALORES (mateus 6:25)

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Vemos que no texto acima as pessoas ansiosas ja estavam considerando o alimento mais do que a vida, e o vestuário mais do que o corpo, isso impedia de ver que aquele ja deu o mais importante que era a vida e o corpo não faltaria com o alimento, isso também faz com que nos tornemos pessoas duras e que só pensam no seu egoísmo e vontade e acabam por priorizar as coisas tão sem importância.. e tantas outras coisas nas quais temos invertido valores da vida e da caminhada.

2º A ansiedade nos tira a capacidade de meditar (mateus 6:26)

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
Mateus 6:26

Jesus nos ensina a olhar ao nosso redor e ver a comprovação de que da mesma forma que ele cuida dos menores seres ou menos importantes, ele cuida de nós, Jesus precisa falar para eles pararem e olharem ao redor o tamanho do amor e cuidado para com eles, ansiedade nos tira a sensibilidade.

3º Os ansiosos não dão valor a vida (mateus 6:27-30)

Nesses 3 versos citados no terceiro e ultimo ponto nós vemos perguntas de Jesus que levam o homem a repensar o valor que ele tem dado a sua vida e aos seus dias, o ansioso perde o dia corrente, e o dia que virá quando fica correndo atrás de tanta coisa e dando valor a tanta coisa que não acrescenta nada. são provocações que chamam o homem ansioso e preocupado com bobagens a se despertar e dar valor a cada dia. abra sua bíblia e medite mais no texto.

Devemos deixar Deus refazer e fazer nossa vida, nos dando as prioridades dele, realmente buscar o Reino não é nada que se limite somente a biblia e oração, essas disciplinas são ótimas, mas o Reino de Deus e sua justiça é entregar a ele Todo seu anseio e tão somente trabalhar e se esforçar como é bom e legitimo todo trabalho. não podemos confundir esforço e trabalho com obssessão e ansiedade. Deus tem que estar no controle de tudo.. senão não é caminho pela fé.

14 comentários:

  1. Muito bom.
    precisava dessa palavra desse ponto de vista.
    amém

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante. Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Aprendi que é preciso meditar no cuidado de Deus e confiar nEle!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso para aplicar em nossa vida

    ResponderExcluir
  5. Deus é maravilhoso em tudo que faz. Estava trocando dias de comunhão com Deus por causa do trabalho e não dava mais o valor necessário à Sua obra, tudo isso pra realizar um sonho que necessite de dinheiro. Nessa passagem, aprendi que, se for da vontade de Deus, Ele vai fazer na hora certa, basta que eu apenas confie e não ande ansiosa de forma alguma. Obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Isso é á mais pura verdade, Pois nós nos limitamos com coisas em nossas vidas.Que não paramos para meditar,No grande amor de Deus em nossas vidas e o seu cuidado para conosco..e deixamos de ver o quanto ele nos ama,Se preocupando com coisas insignificantes

    ResponderExcluir
  7. Se Deus alimentou 2 milhões de pessoas no deserto por mais de 40 anos e cuidou para que suas roupas e sadalhas não gastasse o que ele pode fazer por mim e por vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos vivendo a pandemia do Corona Virus, e essa palavra e teu comentário veio como flecha ao meu coração!

      Excluir
  8. E verdade Tava tão preocupada com meu relacionamento de 11 anos pós meu marido foi embora deus estar bom controle de tudo ele vai trazer na hora dele eu tenho que descansar minha mente e orar e descansar ele vai operar o milagre

    ResponderExcluir
  9. boa palavra e excelente explicação.

    ResponderExcluir
  10. boa palavra e excelente explicação.

    ResponderExcluir
  11. boa palavra e excelente explicação.

    ResponderExcluir
  12. Uma palavra que me impactou. Pois nós como cristãos precisamos exercitar mais nossa fé. Hb 11:6

    ResponderExcluir