Conselhos!?

Graça e Paz galera!






Bom, esta semana vou falar sobre algo que ronda nossas Vidas, cotidiano e Decisões, mas que milhares de vezes recusamos e tentamos seguir nossa própria maneira de agir, algumas delas equivocadas as vezes.
Escolhi esse tema pois é um assunto que a IGREJA precisa aprender a dominar e saber usar, e consequentemente ser exemplo para ACONSELHAR.
Conselho! Esta é a mensagem desta semana, algo notório mas que muitas vezes passa desapercebido numa simples fala embargada de Sutileza, Educação e Amor.
Lembrando que aconselhar não é determinar, percebe-se até que quando aconselhamos influenciamos mais do que quando determinamos.
Conselho significa: Lição, Ensinamento, Critério e Juízo 
Mas, vamos para a PALAVRA!
Em Exodo 18-13 fala sobre a escolha dos ajudantes FEITA por Moisés MAS ACONSELHADA por JETRO, seu sogro.

E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
VENDO, pois, o sogro de Moisés TUDO o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas SÓ, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
O sogro de Moisés, porém, lhe disse: NÃO É BOM O QUE FAZES
Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
OUVE agora minha voz, eu te ACONSELHAREI e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
E tu dentre todo o povo PROCURA homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.
E Moisés DEU OUVIDOS à voz de seu sogro, e FEZ TUDO quanto tinha dito;
E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.
E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.
Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra. 
Êxodo 18:13-27



Este texto é muito esclarecedor e propicio sobre o assunto 
que abordamos hoje, logo vemos que Jetro VIU, ENXERGOU, VISUALIZOU a necessidade que Moisés tinha, e nos deparamos que Jetro era SOGRO de Moisés, será que se fosse você daria ouvido a um conselho de seus Sogro?
Pois bem, logo depois houve uma repreensão caridosa, Jetro diz: - NÃO É BOM O QUE 
FAZES.
Precisamos ter maturidade o suficiente para saber ouvir a repreensão, imagina alguém 
chegando pra você e falar isso, além do mais nós Cristãos precisamos saber Ouvir, e reconhecer o CONSELHO que recebemos que em sua maioria não atendemos.
E no versículo seguinte Jetro diz: OUVE agora minha voz, eu te ACONSELHAREI
Então meu querido a melhor coisa a fazer é Ouvir, independentemente do que esteja sendo falado, a PALAVRA diz: "Examinai tudo, e retei o que é bom." I Tessalonicenses 5-20
É claro que você não vai perder seu tempo com mentes tolas, mas devemos aprender a peneirar tudo o que é nos falado.
E a atitude de Moisés foi a mais importante pois ratificou o conselho de Jetro, Moisés apesar de ser líder mostrou-se flexível e um bom ouvinte e obteve Exito pois levantou uma equipe de homens capazes que o ajudaram rumo a Conquista.

Em Provérbios também fala a respeito de Conselhos, eis alguns versículos:
"Quando alguém está querendo APRENDER, o CONSELHO de uma pessoa experiente vale mais que anéis de Ouro e Jóias de ouro Puro."   Prov 25-12

"Então você dirá: -Como eu tinha raiva de CONSELHOS! Nunca aceitei CONSELHOS de ninguém." Prov 5-12

"O Orgulho só traz brigas; é mais sábio pedir CONSELHOS." Prov 13-10

"Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons CONSELHOS e repartirei a minha sabedoria com vocês."  Prov 1-23

"Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus CONSELHOS."
Prov 3-1


Então meu querido espero que tenha recebido bastante, que Deus o abençoe e nos ensine a ouvir e agir sob conselhos!
Semana Abençoada!

"Quem despreza os bons CONSELHOS acabará mal, mas quem os segue será recompensado." Prov 13-13





Nenhum comentário:

Postar um comentário