Jesus acalma a tempestade


Texto base: “Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: Vamos para o outro lado. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: Mestre, não te importa que morramos? Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquieta-se! Acalma-se! O vento se aquietou, e fez completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: Por que ainda não tens fé? “Eles se apavorado perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem” MC. 4.35-41.
Introdução: O mundo ficou perplexo e abalado diante da grande tragédia que se abateu sobre a Indonésia no final do ano de 2004. Ondas gigantes, vindas do mar, os tsunamis, varreram cidades litorâneas daquele país e de outros. De um minuto para outro, cidades encantadoras e paradisíacas, que atraíam turistas do mundo inteiro, tornaram-se num montão de lixo e lama. Artigos de luxo, jóias, carros e mobílias requintadas se tornaram em entulho, numa questão de poucos minutos. Mais de cem mil pessoas morreram pela fúria do mar. Assim como há tragédias naturais há também tragédias pessoais. Assim como há tragédias que sacodem a natureza, há tragédias que sacodem os alicerces da nossa vida. As tempestades da vida podem nos abalar, mas não podem nos destruir. Elas podem frustrar os nossos planos de Deus. Elas podem nos tirar coisas temporais, mais jamais nos impedirão de tomar posse da nossa herança eterna.

Mas o que acontece é quando a obediência te leva para o olho da tempestade, pra olho do furacão. Uma coisa e quando você estar na tempestade por desobediência assim como Jonas. Mas os discípulos enfrentaram uma tempestade porque obedeceram a uma ordem expressar de Jesus. “Vamos para outro lado”. Eles estavam no centro da vontade de Deus, mas os ventos eram contrários, eles estavam fazendo aquilo que Jesus fazer, estava onde Jesus mandou estar, mas mesmo assim estavam no meio da tempestade. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que temem a Deus, de acordo com o seu propósito”. Romanos 8.28. A tempestade faz parte da grade curricular de Deus, você necessita passar na tempestade, se você nunca passou se prepare para passar.

Esse texto ele e regido por três perguntas:
1º. Mestre, não te importa que perecemos? Essa pergunta e dos discípulos para Jesus.
2º . Não tenhas fé? Essa pergunta e de Jesus para os discípulos.
3º. Quem e esse que ate o vento e o mar lhe obedecem? Essa pergunta e dos discípulos entre si.

1º Mestre, não te importa que perecemos? Essa pergunta surge não como o pedido de ajuda mais como um tom de critica, como podes estar a dormir, enquanto nos perecemos aqui, o silencio de Deus incomoda em meio as circunstâncias, A demora de ter a nossa necessidade atendida, isto nos incomodar. No capitulo 11 de João, relata o texto bíblico que agora Lazaro amigo de Jesus estava doente e no verso 3 , Jesus recebe a mensagem, “Senhor aqueles que ama esta doente”, não precisava dizer mas nada. Pois quem ama tem pressa. Em outras palavras vem ter conosco, pois não existe mais solução, da aldeia para onde Jesus se encontrava, eram um dia de viajem, quando o mensageiro, tivesse ido e voltasse já fazia dois dias, Ele disse essa doença não e para a morte, mas para a glória de Deus. E no verso 11, Jesus usa uma figura de linguagem Eufemismo, para transmitir a morte de Lazaro, “Lazaro dorme”. E agora Jesus vai aldeia de Betânia, Marta foi encontrá-lo, Ela agora conjuga o verbo no passado, “Senhor se estivesse aqui meu irmão não teria morrido”, ou seja, Senhor chegasse tarde, e Jesus lhe diz: “teu irmão a de ressuscitar”, ela agora conjugar o verbo no futuro, “Sei que ele há de ressuscitar, no ultimo dia “. Jesus disse: “ Eu sou a ressurreição e a vida”. Eu não fui, eu não serei, eu sou...Sou Deus que pode intervir na tua vida hoje, nesta tempestade que estais passando pois já dizia no livro de Naum 1 v3: O senhor tem seu caminho em meio a tormenta.

2º Pergunta: Ainda não tens fé? Diante da circunstâncias eles (discípulos) se esqueceram de três coisas:
• a presença de Jesus (4.36).,
• a paz de Jesus (4.38).
• o poder de Jesus (4.39).
A presença de Jesus: O salmista diz: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum. Isaias. 43:2. Quando passares pelas águas eu estarei contigo, quando atravessares os rios, eles não te surbmegiram. Quando passares pelo fogo, chama nehuma ardera em ti.

3º Quem é esse?
Essa pergunta continua em nossos dias. Cada um define de sua maneira, de acordo com a filosofia. O Judaísmo afirma que Jesus foi um falso profeta e até hoje esperam o messias. O islamismo nós afirma que Jesus era mais um profeta como os outros. O budismo nós afirma, que Jesus era um iluminado. O espiritismo nos afirma, que Jesus e um espírito evoluído, que passou por diversas reecanações.
Mas o meu é o teu Jesus ele é muito mais que isso,. Eu vou te dizer quem ele é!
Em MT.1:23 Ele é o Emanuel “Deus conosco”
Em MC.1.8 Ele é o que batiza com espírito santo e com fogo.
Em LC. 3.22 Ele o filho amado a quem o pai tem prazer.
Em Jo. 14.6 Ele é o caminho a verdade e a vida. Em AT.1.11 Ele é aquele virá sobre as nuvens com poder e glória.
Em Rm.3.24 Ele é aquele que nós justificar. Em 1 cor. 15.14 Ele é aquele que ressuscitou ao terceiro dia.
Em 2 cor. 5. 10 Ele é aquele que estará no tribunal para julgar as ações dos homens, sejam bem ou mal. Em EF. 5.23 Ele é o cabeça da igreja. Em FP. 2.8 Ele é aquele que foi exaltado soberanamente e tem um nome que está acima de todo nome, para que no nome de Jesus todo joelho se dobre e toda língua confesse que Jesus é o Senhor. Em HB. 3.8 Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre será.
Em TG. 5.4 Ele é o Senhor dos Exércitos. Em 1 PE 1. 18 e 19 Ele é aquele que nós, comprou não com ouro, com prata, ou com coisas corruptíveis, mas com seu sangue precioso na cruz.
Em 2 PE 3.8 Ele o Senhor poderoso que para um ele um dia e como mil anos e mil anos e como dia. Em 1 JO. 2.1 Ele é o nosso advogado. Em 1 JO.3.8 Ele é aquele que se manifestou para desfazer as obras do diabo.
Em 2 JO 2.7 Ele é aquele que veio em carne. Em 3 JO. Ele é o amado da igreja. Em JD v4 Ele é o único e o soberano Senhor. Em AP. 1.8 Ele é o alfa e o ômega, o principio e o fim.
]Em Ap. 1.18 Ele é aquele que tem as chaves da morte e do inferno
Em Ap. 5.5 Ele e o leão da tribo de Judá. Em Ap. 11 e 19 Ele é aquele cujo o rosto brilha como sol do meio dia, seus olhos são como chamas de fogo, Ele esta vestido de linho fino branco, seus pés são como o latão reluzente, sua voz como de muitas água, Ele tem um cinto de ouro em sua coxa esta escrito “Rei dos reis e Senhor dos senhores. Em Gn. 3.15 Ele e aquele que veio para esmagar a cabeça da serpente.
Em Is. 9.6 Ele é maravilhoso, conselheiro, Deus forte, príncipe da paz, pai da eternidade.
Para nós ele mais que um profeta, e mais do que um espírito evoluído, ele mais que um grande mestre moral. Ele é Deus , se ele e Deus e digno de gloria, de honra, majestade, hoje e para todo sempre.

(Baseado no livro de Hernandes Dias Lopes, “O evangelho de Marcos”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário