Quem foi São Jorge??

São Jorge



23 de abril é Dia de São Jorge, um santo com fiéis ao redor do mundo. Nascido na Capadócia no século IV d.C., uma região que hoje faz parte do sudeste do território turco, foi viver com a mãe na Palestina ainda criança, após seu pai ter morrido em um combate. Conhecido como o Santo Guerreiro, São Jorge é muito cultuado pelos brasileiros.


Ao seguir a carreira militar e ser bem-sucedido, São Jorge passou a fazer parte da elite do Império, indo morar em Roma. Indignado com a perseguição aos cristãos, contestou a decisão do imperador Diocleciano de matar todos eles e acusou as imagens pagãs de representarem falsos deuses. Por causa disso, São Jorge sofreu várias torturas e, sempre que era levado ao imperador para demonstrar arrependimento, reafirmava sua fé em Jesus Cristo. Seu martírio tornou-se conhecido por toda Roma e, com isso, alguns romanos começaram a se converter ao Cristianismo, inclusive a própria mulher de Diocleciano. A mando do imperador, foi degolado no dia 23 de abril de 303.



Tempos depois, com a conversão definitiva de Roma ao Cristianismo, o imperador Constantino mandou erguer um enorme templo em seu nome perto da região onde São Jorge havia nascido, para que o seu culto pudesse se espalhar por todo o Oriente. Um século depois de sua morte, seus fiéis já haviam se multiplicado por todo o Império Romano e hoje ele é um dos santos mais idolatrados da Igreja Católica. No simbolismo associado ao santo, o dragão que ele ataca representa o Mal, por isso a sua imagem montado num cavalo branco, combatendo a besta.


Esta é a verdadeira história de são Jorge.



Um comentário:

  1. Gostei das informações contidas nesta parte do seu blog.É evidente como o catolicismo adapta o que vem de fora para dentro da sua religiosidade , é triste , por que quando tudo fica igual o original perde a sua identidade .Comparando a história de são jorge que foi de fato um cristão autentico com o jorge que se ver cultuado hoje fica muito aquém do real que foi totalmente contra como vc diz que era totalmente contra as praticas pagãs de sua época. Um forte abraço Paulo espero que continue trazendo boas informações pra gente para enriquecer o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir