A proposta de Jesus para Nicodemos!


            No Capítulo 3 do evangelho de João vemos a partir do primeiro versículo a aproximação desse homem chamado Nicodemos que iria a noite conversar com Jesus, esse bate-papo é uma das mais lindas mensagens que só o Evangelista João narra, e Foi Nessa conversa que Jesus falou no verso 16 que "Deus amou ao mundo de tal maneira.."  todos nós sabemos o final desse verso e que trata das palavras áureas da bíblia fazendo referência a obra redentora de Deus. Meditando nesse texto vejo algumas verdades que aprendi muito e gostaria de compartilhar, pois creio que será de grande importância.
            Aprendo com as palavras de Nicodemos que nós devemos buscar um contato pessoal com Deus aonde o nosso testemunho de cristo não se prenda naquilo que ele faz na vida do outro e sim nas profundas mudanças em nossa existência, pois o Fariseu diz no verso 2: "Rabi, Bem sabemos que é mestre, vindo de Deus, pois ninguém pode fazer esses sinais se Deus não for com ele", ou seja, A fé de Nicodemos partia dos sinais e milagres que Jesus operava na vida das pessoas aonde ele passava. Este grande príncipe estava tendo um contato com Deus de "segunda mão" ou por "tabela" e não direto e pessoal com o divino.
             A falta de um contato direto com as coisas espirituais e misteriosas da eternidade  faria com que ele entendesse totalmente errado a resposta de Jesus no verso 3: " na verdade, na verdade te digo que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo". O também mestre e fariseu entendeu pela razão humana de forma literal as palavras de Jesus, pois era escravo da suposta lógica, das filosofias, dos conceitos, e só poderia crer se encontrasse em tais palavras uma linearidade humana que coubesse no seu pequeno entendimento, ele responde: "como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" Devemos abandonar as nossas fórmulas e conceitos quando o assunto é relacionamento com Deus, pois o Senhor tem o seu caminho diferente do nosso, ele constrói tudo do nada e só podemos entender o que ele faz pela lógica que a fé nos traz, e a única ordem é CREIA!
              A razão humana limita a nossa visão de Deus, porque não podemos entender os processos da eternidade pelos conceitos e fórmulas simplesmente humanos. Por duas vezes Nicodemos pergunta pra Jesus como pode?, ou como acontece? E a resposta de Cristo foi nasça de novo, nasça da água e do espírito, se entregue pela fé a essas verdades e seja abençoado pelo processo do novo nascimento sem ao menos saber explicar qual caminho usado para o milagre, porém crendo que o vento do espírito está no controle de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário