Enoque, o homem que andou com Deus.

“Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado”. Gn 5.21 ao 24.

Quando Deus criou o homem, neste projeto o homem nunca morreria, mas devido à transgressão do mesmo, o homem ficou sujeito a um circulo vicioso, que e interpretado dentro da ciência como ciclo biológico ou mesmo ciclo da vida, onde o individuo nasce, cresce, reproduz e morre etc. E no capitulo 5 de Genesis nos conta a genealogia de 14 gerações onde este circulo se repetiu varias vezes. Mas na 7º geração este ciclo foi quebrado por um homem conhecido como Enoque. Ele não passou pela morte. A morte que assola todo homem, desde os primórdios, mal este que e irremediável a todo individuo. Por mais que se procurem maneiras de se prolongar a vida, por mais que a ciência avance, não há que faça a façanha de não passar por ela. Ela atinge a todos, atinge a branco e o negro, ao rico e ao pobre, ao grande e o pequeno, ao sábio e ao leigo, e única certeza absoluta que ser humano possui. Mas diz-nos a bíblia que 7º gerações se passaram vivendo o ciclo biológico, nasce, cresce reproduz e morre. Mas Enoque não passou pela morte, pois Deus o arrebatou.

V22. Enoque andou com Deus. Vejamos que esse verso e diferente dos demais, pois a palavra “Andou” e diferente de “viveu”. “Há pessoas que vivem debaixo do mesmo teto, Mas não anda no mesmo caminho”. Andar com Deus e mais que uma pratica religiosa. Andar com Deus e mais que um relacionamento e uma aliança. A bíblia fala andara dois no caminho se não estiverem de acordo. Deus vai sua parte vc tem que cumprir a sua. Andar que dizer tomar os mesmos passos de alguém, vai utilizar um recurso da teologia o antroporfismo para descrever aqui nossa intenção. E vc colocar seu pé exatamente onde alguém o colocou, ou seja, Enoque pisava onde Deus pisava. Precisamos pisar onde Deus pisa. Ele deseja que vc ande com Ele ,lado a lado, Ele fez esse convite, Mt 11:28-30: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e vocês encontraram descanso para suas almas. “Pois o meu jugo é suave e o meu fardo e leve”.

Israel na antigüidade, os fazendeiros costumavam treinar bois inexperientes atrelando-os a um experiente com uma trela (jugo de madeira) As correias em torno do animal experiente eram bem apertadas (para puxar o arado) Ele carregava todo o peso. Mas as correias sobre o animal mais jovem eram frouxas, ele caminhava ao lado do boi mais velho, mas seu fardo era leve, neste verso Jesus está dizendo: ”Caminhe ao meu lado. Seremos atrelados juntos, mas eu puxo o peso e carrego o fardo.

E aquele que era experiente, Ele sabe de duas coisas:

1º : Ele sabe o tempo dos passos, não adianta você corre, pois assim arado vira e todo o trabalho em vão. Tem muita gente igual a cavalo selvagem correndo, deixa quem quiser passar, ir embora, mas você acompanha aquele que sabe o tempo do passo, mas a bíblia diz: Ec. 9.11b Nem, todavia a corrida e dos velozes... (o crescimento cristão e continuo e progressivo) Pois o tempo e o acaso afetam a todos. Carrera não e símbolo de maturação ou crescimento, tem gente correndo, mas sem conteúdo e sem mensagem.
2º Ele sabe a direção: Mas a proposta de Jesus não é deixar os ombros e o pescoço de ninguém livre. Ele se propõe a tirar nosso jugo para que a gente consiga carregar o dele. Na verdade, Ele está propondo uma troca: deixe o seu e leve o meu. Talvez alguém se questione: qual é a vantagem de trocar os jugos? A resposta foi dada pelo próprio Jesus: “o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. O que Ele nos propõe também é uma prisão e uma união. Porém, diferente da prisão e união com o pecado e as coisas mundanas, seu jugo nos abençoa. O Senhor está falando de compromisso. Colocar o pescoço sob o jugo d´Ele é render-se ao seu senhorio.

Voltando para Enoque vemos que: Enoque dia-a–dia andava com Deus, ele já não mais existia, logo, pois Enoque havia absorvido caráter de Deus, a um ramo na sociologia que fala que o Homem e produto do meio, ou seja, ela absorve o caráter daqueles que estão ao seu lado, um filosofo francês já dizia: Dize-me quem tu andas e eu te direi quem és. Quem era Enoque? Quais os carácteres daqueles que andam com Deus? . No verso MT 11:29 : 1º manso 2º humilde de coração (do grego húmus: a parte mais fértil do solo).

Ele não mais existia, pois o caráter de Deus estava impregnado na vida de Enoque. Ao contrario do evangelho divulgado na mídia, em que os pregadores usam o evangelho para se promover, mas o evangelho e para promover a gloria de Deus. Pessoas querem seus programas e seus nomes divulgados nas grandes mídias, para se promoverem. Mas vejo em João Batista exatamente ao contrário (João 3). Agora toda mídia de Israel, agora procura a João, os holofotes, as câmeras estão voltadas para João, cada um que queira uma resposta: “Tu és o cristo? Não! Tu és aquele que avinha de vir? Não! Tu és o Elias? Também não! Quem tu és? Para dizemos a aqueles que nos enviaram. João responde: Sou apenas uma voz...

Mas sempre, tem aqueles que querem utilizar a ferramenta da inveja, e logo disse a João: “Olha tem alguém (Jesus), batizando e fazendo mais discípulos que você”, acredito que João nesse momento, olha para aqueles que lhe cercam, vocês querem saber um segredo! O importante e que Ele cresça e que eu diminua.

“O homem pensa no trono, mas Deus pensa no reino”.

Graça e paz de Cristo, Jesus!!!

Um comentário:

  1. Excelente, como aprendi na leitura desta reflexão bíblica, estes personagens Enoque , João Batista e Jesus ."Que Ele cresça e eu diminua"
    Continuem alimentando nossa mente . com ensino Critão

    ResponderExcluir