Salmo 23

Texto base: Salmo 23: 1-6

Introdução: O livro dos salmos (hinário de Israel) considerado um pentateutico profético (cinco primeiros livros da bíblia: Livro 1-Salmos 1-41(Genesis), Livro 2 Salmos 42-72(êxodo) Livro 3 Salmos 73-89(Levitico) Livro 4 Salmos 90-106(números) Livro 5 Salmos 107-150(deuteronômio) com vários autores como: Davi, filhos de corá, Asafé, Salomão e autor desconhecido a ex. 46,66,67 e 71. O salmo 23, conhecido também como a perola dos salmos por Charles Spugner.

V1 – V4 O Senhor demonstra ser o pastor e oferecer proteção, provisão e orientação.

Provisão: Deita-me faz em verdes pastos... A primeira multiplicação dos Paes. João 6. V5 Levantando os olhos e vendo...Jesus disse a Felipe “Onde... comer?” V6 Fez essa pergunta apenas para prová-lo... já tinha em mente... (Deus se antecipa as atitudes humanas). V7 ...Recebesse um pedaço de pão...(Deus concede por completo) V9 Aqui tem um rapaz com cinco Paes de cevada e dois peixinhos... Que isso para tanta gente? 1º Ele se depor os do lanche dele não guardou para si. 2º Pão de cevada(pão do pobre), na mão do mestre o rico e pobre vai comer. 3º Você vai se alimentar,os teus os que te cercam e ainda vai sobrar. João 21. 9.

Orientação: guia-me...por amor de seu nome.(Ele faz por causa de seu nome) 2 tm 2.13 João 10.4 Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Êxodo 13.21 ...ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-lo no caminho...V22 ...não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo de noite.

Proteção: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra...(a ovelha anda por lugares íngremes) Davi passara por isso, pois passou 10 anos da sua vida sendo perseguido por Saul implacavelmente e tem seu ápice (1 sm 23.14 E Davi permaneceu nas fortalezas do deserto e dia após dia Saul...) e agora ele tem medo, pois tudo aquilo que foge do nosso controle gera medo ( mecanismo de defesa e não pavor)No V26 diz que : Saul ia por um lado e Davi por outro e ficou cercado pronto para ser capturados., quando um mensageiro fala a Saul V27 Venha depressa os filisteus atacam... E ali Davi coloca uma pedra e da o nome de Sela-hamalecote (escape), problemas que não podemos resolver, não tem mais saída, mais em meio as calamidades, adversidades há um rio cujo as correntes alegram a cidade de Deus. Salmo 46.


As condições para ser ovelha.

Obs. O senhor e meu... Existe uma condição por trás dessa afirmação (não basta conhecer o salmo do pastor tem que conhecer o pastor do salmo) Tem que esta na posição de ovelha. As três condições para ser ovelha.

1º Tem que pertence a um rebanho: O pastor coloca no aprisco (juntas) para que a haja uma troca de calor, comunhão: associação envolvendo a amizade com ela e incluindo participação nos seus sentimentos nas suas experiências(a quem diga que como o vento, ou mesmo que seu pastor e cristo) Hb. 13.17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. 1 Pedro 4.5 ...e quando vier o sumo pastor vos dara a coroa da vida.

2º Tem que ser conhecido e conhecer: João 10:3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas,(Ele distingue vc das outras ovelhas, vc não apenas mais um entre a multidão) e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 9 Eu sou a porta. V11 Eu sou o bom Pastor.(como pode ser pastor e porta ao mesmo tempo, ao dormi na entrada do aprisco a noite ele era porta e pastor, p/ sair tem que passar por cima do Pastor).(porta tem um finalidade de incluir e excluir).

3º Tem quer ter a marca do seu dono: (estigma do ferrete que identifica a quem ele pertence) Gálatas 6.17 Sem mais, quem ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Cristo. 2 corintios 4.10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos.


Finalizando:

V4: Deus consola (cajado) e exorta (vara), dois instrumentos um de apoio e um de consolo.
Instrumento de correção: cada ovelha que entrava no aprisco (com única entrada e saída) tinha que levar o cajado no lombo da ovelha, para distinguir a ovelha do lobo, ovelha apanha com o cajado, continua quieta, enquanto o lobo mostra os dentes, então o pastor o tange para fora. A vara instrumento de apoio: Ela funciona como a extensão do braço do pastor, para resgatar as ovelhas de valas, escombros. Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz. Miquéias 7.8

V5 – V6 Deus reconhece o seu servo. Preparas uma mesa... 1º a Mesa pode ser preparada em qualquer lugar Salmo 78.19 ...Poderá Deus porventura prepara mesa no deserto? Gn. 26 – Isaque e o rei Abimeleque. Os filiteus agora expulsam Isaque de sua terra, destroem suas plantações, entulham seus porços, mas onde Isaque se encontra, Deus continua a abençoar, e agora o Rei dos filiteus chega para Isaque, e pede para fazer uma aliança, pois ele reconhece que Deus e na vida de Isaque.

Unges a minha cabeça com óleo... O pastor regulamente esfregavam azeite em seus animais, para impedir que os insetos venham a molestá-los. (O óleo e anticéptico) evitando a ploriferação de insetos. Precisamos de óleo em nossos ouvidos, olhos, boca...

Que Deus continue abençoando!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário