Antes que o galo cante

Texto base: Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes me negaras que me conheces, antes que o galo cante. Lucas 22: 34 Uma coisa é aquilo que pensamos de nós mesmos, e outra é o que Deus pensa e diz sobre nós. Precisamos nos ver como Deus nos vê. Precisamos nos perceber como Deus nos percebe.
Introdução: Jesus não impediu de Pedro passar, pois e necessário que Pedro passa-se por aquela situação, pois era uma forma de Deus trabalhar na vida de Pedro, Jesus permitiu que ele experimentasse um profundo quebrantamento e se despojasse de toda altivez e grandeza que arruinara seu ministério. Ele devia saber que não podia fazer nada sozinho.
Ilustração: Um pequena criança, brincava perante a presença de seu pai, e o cadaço de seu sapato se soltou, e entendeu a criança que podia amarra sozinha, Ela abaixou-se e começou amarra o cadaço, soque ela não deu laço, ela deu um nó,nois dois cadaços, (sapato esquerdo com direito) e agora não conseguia andar, e seu Pai observa tudo, ate que ela levanta a cabeça e diz Painha, tu sabe desatar Nó? Quantos nos Deus tem desatado por que achamos que podemos fazer, resolver a situação sozinhos.
As provações são mal compreendidas em nosso meio.

• Alguém pode afirma que o Senhor nos prova para saber quem nos somos.
Refutação: Deus não necessita nos prova, pois um dos seus atributos é a onisciência, ele sabe quem vc é , como vc é , Deus prova para vc saber quem vc é. Para nós conhecemos a si mesmos. Pedro foi provado para que soubesse que não era tudo o que pensava ser, Deus sabe o que ele não era. É o momento em que o galo cante em nossas vidas e nos desperte e o momento em que nossa soberba e espiritualidade fingida caem por terra
E neste momento de crise que o quebrantamento de Deus vem e opera em nos.
O canto do galo: toda crise nos leva a perceber que não somos tudo o que pensávamos. Decepções por não atingir metas, tropeçamos em áreas que já julgávamos tratadas, por esfria espiritualmente depois de um período de avivamento interior.
Sinal- A dor. O que se acha da dor, ela e bom ou ruim. “ Se não fosse a dor colocaríamos o barco no fogo, e só rira perceber quando tivesse sobrado só o cotovelo para cima”. “A dor na verdade, e um sinal de que alguma coisa em algum lugar não está bem e precisa ser tratada” Isto foi o sinal que Pedro sentiu naquela noite que chorou amargamente, não apenas a decepção de descobri que era tudo que pensava ser, mas o testemunho interior não estava bem, algo precisava ser resolvido, o galo cantou na vida de Pedro.

Compreendendo as noites escuras: O período de crises mais difíceis denominou de noites escuras. Pedro estava ali passando uma noite escura, não tinha eletricidade, n’aquela época as pessoas ficavam limitadas, pois não podiam fazer nada até o amanhecer. Assim são nossas crises. Sentimos atados em meio a angustia, a ponto não podemos fazer nada ate que venha a luz do amanhã, nos sentimos impotentes diante da situação, que traz consigo o medo. A noite sugere o incerto, o inesperado, o imprevisível. Some tudo agora na vida de Pedro, o medo, o frio e o desconforto naquela noite foi se aquentar ao fogo. E exatamente nessas circunstancias que o galo canta em nossas vidas.
Mas Deus começa a operar nas noites escuras, a conversão, se deu começou naquela noite escura, quando ele começou a mudar de pensamento. As trevas pertencem a Deus, IS. 45.7 “Eu formo a luz, e crio as trevas... o Senhor faz estas coisas. O que é a noite e um momento de descanso que Deus deu aos homens. Quando vivemos crises das noites escuras devemos nos conscientizar que não e hora de tentar fazer nada e hora de descansar no Senhor .
A vida ela é gerada em meio a trevas:
As trevas e um lugar onde a vida e gerada, a exemplo da semente sobre o solo, da criança no ventre materno, Deus gera vida em meio as trevas, Genesis 1 .2 .. A terra era sem forma e vazia e trevas cobriam a face do abismo e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas e Disse Deus haja luz e houve luz. A vara de Arão (Numeros 17. 1-11) a vara era apenas um pedaço de pau seco, foi colocada dentro da tenda junto com as tabuas da aliança, A vida se manifestou enquanto a vara foi guardada onde não havia iluminação no santo dos santos, diante da arca do testemunho do Senhor. V8 A vara floresceu e mais produziu botões e flores, alem amêndoas maduras.
Às vezes as noites são longas e compridas e parecem que não vão terminar, sentíamos que parece que estamos no pólo Norte... Mas vão terminar e terá alegria pela amanha.
Salmo 30.5 “ Porque não passa de um momento a sua ira seu favor dura a vida inteira. Ao amanhecer, pode vir o choro, mas alegria vem pela manhã”.

Depois do canto do galo
O perdão de Jesus em três coisas: pão, peixe e fogo.
João 21. 1-9: Pedro agora vai pescar voltar a o que era antes, V3 vou pescar. Eles foram entraram no barco, as naquela noite não pegaram nada.
V9 Pão, Peixe e Fogo.
Pão: 390 vezes citado nas escrituras, símbolo perfeito de misericórdia, alimento de primeiro gênero, Jesus vem de Belém da casa do pão. Pão representa comunhão. Paes da preposição representava a comunhão entre Deus e povo de Israel, teria que ser trocado de 7 em 7 dias , mas Jesus e o pão que não envelhece. (pois o seu sacrifício e para todo o sempre) joão 6 48 Eu sou o pão da vida.
Peixe: Tarefa, Deus está devolvendo a tarefa de Pedro novamente, confiança restaurada (Fortalecer seus irmãos). Deus estava dizendo: Apesar de tudo eu acredito em vc Pedro, Precisamos de pessoas que confiam em nossos sonhos (tomas Edson).
Fogo: Fogo consumidor 1 coríntias 3: 12-15. O fogo não queimara tudo, somente aquilo o que tem que ser queimado. O exemplo de Moises na Sarça ardentemente Ex. 3: 1-16. Deus permitira que vc passe pelo fogo para queimar suas amarras. Daniel 3: 24,25. Até a hora em que foram lançados no fogo, os três servos de Deus estavam amarrados, mas logo depois estavam soltos, pois a única coisa que o fogo teve poder de queimar foram as suas amarras. De modo semelhante, quando Deus permite que as provações venham como um fogo sobre as nossas vidas (I Pe.1:7), o máximo que Ele quer que se queimem, são as amarras de áreas de nossa vida que necessitam ser queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário