O ‘segredo’ da igreja primitiva.

Olá irmãos, faz um tempo que não apareço por aqui mas tentarei melhorar a freqüência das postagens para continuarmos a refletir e aprender sobre o evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Bem, o post desta semana veio de uma meditação de um ímpeto que estamos vivendo nos dias atuais que é o crescimento da ‘igreja’ e vemos diversas denominações usando estratégias, métodos e estando cada vez mais solicitas para novas idéias para o ‘crescimento’ da ‘igreja’.
Vamos meditar no livro de atos e caminharemos por diversos versículos.
Sempre que conversamos sobre igreja, lembramos sempre da igreja primitiva descrita em Atos e achamos muito bacana e legal de como os irmãos daquela época perseveraram durante a perseguição, como eles eram unidos, como eles piedosos porém se lermos atentamente iremos observar algo muito interessante fundamental para a vida de uma comunidade cristã.

Texto: Atos 2:42-47
 "Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Apossava-se de todos o temor, e pelos apóstolos realizavam-se numerosos prodígios "fraterna, na fração do pão e nas orações. Apossava-se de todos o temor, e pelos apóstolos realizavam-se numerosos prodígios e sinais.Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que seriam salvos."

“A igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.”
[Atos 9:31]

Então a igreja realmente era unida, tinha tudo em comum e crescia vivendo no temor do Senhor, e Deus realizava muitos prodígios pelos apóstolos, mas em meio a tudo a isso eu me perguntei: QUAL É A ‘RECEITA’ dessa igreja ou o ‘SEGREDO’?

E o grande exemplo era dedicação deles e compromisso com o Evangelho, com a Palavra, com a Verdade, com Cristo e com a oração, mas quero enfatizar aqui o zelo deles com a palavra.
Quando debruçamos sobre o livro de atos nos deparamos com tamanho zelo, devoção e piedade da igreja porém no decorrer precisamos observar que a todo momento eles anunciavam a PALAVRA.

“E eles perseveravam no ensino dos apóstolos.” [Atos 2:42]

Discurso de Pedro: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para que os fossos pecados sejam apagados.” [Atos 3:19]

Discurso de Pedro e João perante o Sinédrio: “E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devemos ser salvos.” [Atos 4:12]

“...concede aos teus servos que falem a tua PALAVRA com toda coragem.” [Atos 4:29b]

“E quando terminaram de orar, o lugar em que estavam reunidos tremeu. Todos ficaram cheios do espirito santo passaram a ANUNCIAR com coragem a PALAVRA DE DEUS.”
[Atos 4:31]

“E TODOS os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ENSINAR e de ANUNCIAR JESUS, O CRISTO.” [Atos 5:42]
 
Em atos 6 vemos um problema onde houve reclamação dos judeus de cultura grega contra os demais judeus sobre a distribuição de mantimentos em razão disso os doze convocaram a multidão dos discípulos e surpreendentemente diz:

“Não faz sentido que deixemos a PALAVRA DE DEUSe sirvamos as mesas.” (V. 2b)

 E no versículo 4 do mesmo capítulo continuaram a dizer:
“Mas nós nos devotaremos a oração e ao ministério da palavra.”  

No versículo 7 diz: 
“E a PALAVRA DE DEUS era divulgada.”

Bom, creio que isso deve ser a nossa prioridade novamente como igreja, anunciar o Cristo, a Palavra para que assim sejamos fundamentados nEle. Espero que você tenha sido abençoado.
Deixo mais algumas passagens que dão prosseguimento a exaustiva proclamação da Palavra.

Atos 8-4/ Atos8-25/ Atos 8-35/ Atos 9-20/ Atos 10-44/ Atos 11-19/ Atos 11-20b/ Atos 12-24/ Atos 13-12/ Atos 13-44/ Atos 13-49/ Atos 14-7/ Atos 14-15/ Atos 14-25/ Atos 15-7/ Atos 15:35/ Atos 16-6/ Atos 16-10/ Atos 16-17b/ Atos 16-32/ Atos 17-3b/ Atos 17-13b/ Atos 17-18b/ Atos 18-11/ Atos 18-25/ Atos 19-20.

Que o Senhor nos conceda uma semana segundo a sua vontade.
Paz.
Lucas Martins.

“PREGA a palavra, INSISTE a tempo e fora de tempo, ACONSELHA, REPREENDE e EXORTA com toda paciência e ENSINO.” [2Tim 4:3]




Nenhum comentário:

Postar um comentário