A igreja só perde pra ela mesma!

   
     Em meio a tantas coisas que podemos observar claramente no meio dito cristão/evangélico/reformado ou qualquer outra coisa parecida, me sinto meio desolado querendo entender o porquê de fato não estamos vivendo a justiça do Reino em nossas vidas, porquê não temos transmitido nada ao mundo? nosso valores e nossas idéias tão fortes, nossos conceitos tão "racionais". Em fim o que falta para de fato mudarmos a cultura e a mentalidade das pessoas do nosso entorno? Será mesmo que estamos fadados a sermos mais um grupo dentre tantos? porque não conseguimos mais doar nossos significados e nossos símbolos de modo a fazê-los ser referência em nossa civilização? eu juro que gostaria muito de entender, também gostaria de estar errado em minha análise e que alguém me mostrasse que tá tudo bem, e que temos de fato realizado algo em que tem sido importante segundo o que o Reino de Deus chamaria de importante.
            Nós temos perdido o debate público nas instâncias da cultura, nas academias, nas artes, na produção de pensamento, temos perdido no mercado das idéias, nossos valores não estão mais sendo colocados em circulação, isso quando não temos vergonha de emitir nossos valores. A igreja de Jesus só perde para si mesma quando se nega a lutar o bom combate, ela sempre perdeu quando desistiu, quando lutou prevaleceu ainda que com muitas vidas pagando. E a Pergunta fica? Qual tem sido a disposição do nosso coração em meio a tudo isso? Temos nos perguntado sobre nossa missão e vocação diante de Deus e do nosso semelhante? quais tem sido as questões da nossa vida? o carro, a casa, o casamento? nada contra tudo isso obviamente, mas será que é só isso que temos que viver? 
       Esse texto é um tanto angustiado, pois são essas perguntas que mais tenho feito para eu mesmo na tentativa de realizar algo bom, algo inspirador, algo que agregue valores, algo que pingue um gota no oceano de tantas coisas más e ruins que vemos contrárias aos bons valores e idéias. Sei que é complicado dividir tanta coisa hoje, a vida está complexa e está pedindo muito de nós, eu tenho vivido isso depois de anos me dedicando só a teologia, tenho precisado focar no trabalho e no estudo, mas sinto que me distanciar de um propósito de contribuir para a igreja seria me perder. Oro para que haja uma reflexão da nossa parte que nos mova a uma  ação e que nossos valores fiquem claros em nossas ações e que através disso Deus trabalhe e que muitos entendam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário