Teo-pop-logia: teologia a serviço da mentalidade Geek/Nerd

Olá Pessoal, não tenho tido muito tempo para escrever aqui, serei rápido e fácil desta vez.
Quero abordar um tema que tem me incomodado, que é a industrialização da teologia, a "POPeação" do conhecimento teológico, a "marketização" sem nenhum sentido, que ao meu ver tem acontecido dentro do meio teológico reformado, o qual leva as pessoas para lugar nenhum em termos de realmente ter uma experiencia com o reino de Deus.
No que consiste a "industrialização da teologia"? Qual é a natureza desse fenômeno? em termos mais básicos eu diria que é a exageradíssima "propagandeação" de livros, confêrencias, palestras, cujos temas são levantados pelas editoras, com seus teólogos, que primeiramente se encarregam de levantar supostos problemas, como por exemplo: "Masculinidade", "os homens estão isso e aquilo", os homens estão "adolescentizados", etc. Logo depois começa a pular uma cacetada de livros dizendo basicamente a mesma coisa, e já que aquilo é um "problemão", as pessoas saem comprando (muitas vezes sem condições), se inscrevendo em conferências caras, com teólogos famosos, apenas para dizer o que a bíblia fala claramente em dois ou três versículos. Será que não percebemos isso? um grande mercadão? pois é com o tempo fui percebendo que a produção teológica brasileira é pobre por causa disso, são variações do mesmo tema, são cinquenta tons de "cinzas", "sambas de uma nota só".
     Por bastante tempo eu andei nessa ciranda de livros, blogs, portais, youtubers, twitterspodcasts, páginas de facebook, que não falam grandes coisas quando se trata de realidade de vida, de caminhada, de reflexão profunda sobre as coisas, apenas ensinam os jovens teólogos amadores a repetir frases, palavras, e pensamentos, mas não a terem sua própria reflexão de acordo com a sua idade, história, conflitos, e tirar disso o insumo para a sua caminhada. É sempre uma coisa plastificada e bonita com palavras legais, mas que não toca ninguém, e quando acontece o problema a pessoa não  tem subsídios para agir e resolver questões concretas.
     Se a pessoa tiver muita grana pra gastar (acho que não é a realidade de todos) talvez essas questões que levanto não façam diferença (apesar de a pessoa continuar sendo um "anão espiritual"), mas falo isso relativo a tantos jovens, homens, mulheres, casais, que não fazem poupança pessoal, mas compram livros e frequentam palestras e se incham de tudo que já coloquei aqui, tem pessoas que seria muito mais prático pegar o dinheiro e pagarem um jantar legal pra mulher, levar no motel, ou qualquer outra coisa muito mais proveitosa e que pode ajudar muito mais no dia a dia. Tem até pessoas desempregadas que compram livros que lançam, só para falar que foi lançamento teólogo X ou Y.
     Não quero que entendam que estou falando contra a leitura de bons livros teológicos (eu sou teólogo), até porquê os bons livros trazem contribuições para a sua vida prática, te ajudam a ler melhor a bíblia e com isso ter mais conhecimento bíblico, você acredita que esses consumidores de teologia não conhecem bíblia? pois é isso existe e é terrível, pois são pessoas que são só aqueles papagaios teológicos, fãs do pastor X ou do Pastor Y.  A teologia hoje está igual a "MARVEL" ou " DC COMICS", uma espécie de universo com personagens e com os fãs de personagens, um mundo "geek".
     Espero ter trazido uma alerta para os cristãos reformados que os levem a uma caminhada de maior consciência e de maior prudência na certeza de que temos que caminhar com os pés no chão da vida, que Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário