Soberba !?

Graça e Paz amados!
Esta semana escolhi um assunto tanto 'polemico' e que tem assolado muitos cristãos e contaminado o caráter de milhares, algo que se não tivermos atentos pode nos fazer vitima de nós mesmos.
Soberba segundo o dicionário priberam significa:
1. Orgulho.
2. Altivez.
3. Elevação.
4. Arrogância.

E como tenho visto pessoas assim, e a maioria Cristãos onde muitos se acham melhores que os outros.
Mas vamos para a Palavra para ver o que ela nos diz a respeito.

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espirito, a queda."
Prov 16-18

"Na boca do tolo está a vara da soberba."
Prov 14-3a

"Virá o dia em que os orgulhosos serão humilhados e os vaidosos serão rebaixados; e somente o Senhor receberá os mais altos louvores."
Isaías 2-11

"Naquele dia, o Senhor Todo-Poderoso vai humilhar todos os orgulhosos e vaidosos, todos que pensam que sao importantes."
Isaías 2-12

"Naquele dia, os orgulhosos serão humilhados e os vaidosos serão rebaixados."
Isaías 2-17

É queridos isso é um assunto muito serio que precisa ser reparado e ter uma atenção especial, pois a soberba impede o crescimento e compromete o relacionamento, ninguém gosta de lidar com pessoas cheias de si, alias é praticamente impossível pois algumas gostam de humilhar os outros e acham que o problema nunca está e nunca estará nelas e sempre nos outros.
Precisamos entender que a soberba não nos leva a lugar nenhum ao contrario da humildade que nos exalta. A soberba é um veneno no caráter, que nos impede que enxergar nossas lepras, por isso que as pessoas soberbas nunca mudam pois elas não reconhecem as feridas e tortuosidades que precisam ser reparadas em sua personalidade, o pior é quando são lideres que infeccionam os liderados e comprometem a conquista de almas, a verdade é que para se ter o carater de Cristo dói e na hora do vamos ver, na hora de amar quem não nos ama, usar o 70 x 7 muitas das vezes nosso orgulho fala mais alto e nos impede base cumprirmos a vontade de Deus.
Sabe eu só penso que já é hora ou de fato já passou da hora de acabarmos com as meninices e feridas no caráter que nos impedem de crescer e nos tornarmos cristãos maduros para chegarmos a perfeição como Jesus nos ensinou, muitos acham que a perfeição é algo impossível e acha que nunca chegará a isso porque de fato não acreditam, mas digo que isso é mentira pois a Jesus nos diz em Mateus 5-48

"Portanto sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu."

Perfeição significa 2. O grau de excelência, bondade ou beleza a que pode chegar alguma coisa.

Mas voltando ao foco, precisamos ser humildes pois o destino dos orgulhosos é sempre a queda.
Devemos lembrar também de Nabucodonosor que perdeu o juízo por ter se tornado alguém tão vaidoso, teimoso e CHEIO DE SI, e ainda foi derrubado do seu poderio e perdeu toda sua gloria. ( Daniel 5:20-21)
Então tome cuidado como você trata as pessoas, e como você tem se relacionado e como tem agido diante das pessoas e das circunstancias, cuidado com os sentimentos que tem entrado em seu coração, pois do coração procedem as fontes de Vida.

E só pra complementar nunca esqueça:
"Deus é CONTRA os Soberbos, mas é bondoso com os humildes."
(Tiago 4:6b)

Espero que tenha sido edificado e jamais esqueça o que disse João, que diminua eu para que o Senhor cresça e lembrem-se:

"Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de Honra."
Tiago 4-10

Tenha uma semana abençoada !
Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário