Vivendo na Dependência !?

 Graça e Paz amigos, escolhi um tema desafiador para estarmos abordando esta semana e torço para que ele acrescente a sua Fé.

“Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele.” (Jó 13.15).Viver na dependência de Deus é ter total confiança e esperar o tempo dele agir, na confiança que os pensamentos de Deus a nosso respeito é bom “Porque eu bem sei o pensamento que penso de vós, diz o Senhor; pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr 29.11). A bíblia nos relata que para tudo tem um tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3.1). O tempo pertence a Deus e o cumprimento daquilo que ele fala, temos um grande exemplo de promessa a de Abraão e Sara sua mulher, ela recebeu a virtude de conceber fora da idade; porquanto fiel foi aquele que prometeu (Hb 11.11). Discorreremos sobre como conviver com os problemas sem deixar de esperar no Senhor, viver na dependência de Deus e conformar-se com a vontade dele.

Convivendo com os problemas:

 Necessariamente devemos aprender a conviver com os problemas que surgem durante o nosso cotidiano. A bíblia enfatiza o exemplo de Jó, e através dele aprendemos a viver na dependência de Deus, provações inesperadas (Jó 3.25), a sua maneira de se conduzir na dependência de Deus nos levam a compreender essa necessidade. Na ótica humana a deplorável situação de Jó seria o suficiente para blasfemar contra o Senhor, mas a sua fidelidade a Ele o levara a receber mais do que havia perdido, é assim que o Senhor faz com quem vive na sua dependência, pois tudo Ele pode (Ef 3:20). Todos nós independentemente de ser religioso ou não sofremos, no entanto todos necessitam de ajuda, que nem sempre as pessoas que nos rodeiam podem fazer.

 Vivendo na Dependência de Deus:

Raramente as pessoas querem submeter-se a viver na dependência de alguém, muito menos de Deus, porque viver na dependência de Deus requer: Renuncia; submissão e obediência, além de entender a sua soberana vontade. Quando se faz o querer de Deus, como fez Abraão, prefere-se deixar tudo para trás e obedecer a voz de Deus (Gn 12.1-4; Hb 11.8). A melhor maneira de viver na dependência de Deus é entregar-se totalmente em suas mãos e deixar que ele se encarregue de abençoar e realizar todos os projetos independentemente das nossas limitações (Dt 28:12).


Conformar-se com a vontade de Deus:

Nem sempre queremos aceitar o querer de Deus porque muitas vezes contrariam os nossos (2 Co 12.9,10), entretanto o desejo de todo ser humano é ficar livre definitivamente de todos os problemas, mas isso é impossível acontecer, não que seja impraticável a Deus, mas porque Ele opera em nós tanto o querer quanto o efetuar (Fp 2.13-15). Levar a cruz como Jesus falou aos discípulos (Lc 9.23), não é uma cruz literalmente, mas toda carga de sofrimentos e de renuncia que enfrentamos na vida cristã, por isso é necessário buscar forças para suportar.Quando confiamos plenamente em Deus, nos eximimos de certas responsabilidades, pois vivemos na sua dependência, exceto as coisas que é posta para nós fazermos ou que alude somente a nós. “Devemos não apenas viver na dependência de Deus, mas conforma-se com a sua soberana vontade “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2b).“Porque eu bem sei o pensamento que penso de vós, diz o Senhor; pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr 29.11).

Tenha uma semana abençoada!!
Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário