10 de mai de 2013

O cristianismo e a Africa!

Nos ultimos tempos vimos a fé cristã sendo exposta por um "Pastor" que afirmou que os negros são amaldiçoados tendo como base um verso bíblico em gênesis, nesse texto não quero debater isso teologicamente, mas gostaria de fazer um resumido resgate histórico do relacionamento entre personagens bíblicos e também personagens da história da igreja cristã, o continente, e os africanos.
No antigo testamento sem pesquisar muito eu lembrei que Moisés se casou com uma mulher chamda Zípora que era etíope, vi também que Salomão recebe a visita da Rainha de Sabá (na etiópia), também lembro que a amada de Salomão, que vemos em cantares, era uma mulher de pele escura. Jeremias tem um eunuco que cruza sua história como um anjo pra ser salvo por ele, era chamado Ebede-Meleque, um etíope.
Passando para o novo testamento testamento, vemos logo no começo da igreja em Atos Cap.8, uma conversa de Filipe com um eunuco estava voltando da adoração em Jerusálem(ele estava adorando), o mesmo estava lendo Isaias 53 quando Deus levou Filipe a explicar, o resultado foi a conversão daquele eunuco que era como se fosse um ministro da Rainha Candace, existe uma tradição que aquele homem voltou para a Africa e houve um avivamento naquele continente. Na história dos Pais da igreja Muitos intelectuais, Teólogos, vieram de Cartago que ficaria hoje na Argélia, que na época era dominada pelo imperio Romano, um exemplo desses era o grande Agostinho.
Dando um salto na história e vendo a tradição protestante, Vemos como a libertação da escravatura se deu na inglaterra que foi o primeiro Pais a libertar escravos, e isso acontece sob a luta de um Homem Cristão chamado Willian Wilberforce e seus liderados, Quem conhece a história sabe que depois disso a inglaterra pressionou outros Paises que escravizavam, eles se utilizaram da sua marinha que era a mais poderosa do mundo para também acabar com o comércio de escravos. Nessa época foi assinada a Lei Aurea aqui no Brasil. Na àfrica o prostestantismo enviou muitos Missionários e até hoje envia, David Livingstone é um desse notáveis que eu poderia citar, ele mesmo trouxe o primeiro sistema de irrigação para a Africa, A curiosidade é que ele morreu e teve seu corpo levado, porém seu coração foi enterrado no continente e esta lá até hoje. Também Temo Maria Slessor com seu trabalho humanitário e pacificador, mediando conflitos Tribais.
Até hoje temos homens de Deus trabalhando e ajudando muitas pessoas no continente africano, não esquecendo que existem mercenários da fé em todo o lugar. A fé cristã fez muito mais na Africa do que muitos podem imaginar, porém não conseguem por causa do seu preconceito. Espero que esse pequeno resgate sirva para clarear as nossas idéias. Paz!

0 comentários:

Postar um comentário