Reflexões Sobre a Série "Lúcifer"

 
Olá Leitores! É bom quando vemos coisas que nos provocam e nos inspiram a uma reflexão, não podemos perder o impulso investigativo, levando isso a sério com certeza seremos guiados a verdade, aliás,a verdade nos cerca, está sempre no nosso "nariz". A verdade sobre as coisas é como um painel de neon bem claro numa noite escura, nós que estamos cegos, e em busca de muitos "algo mais".
     Tenho Assistido Série "Lúcifer" e achei uma série de uma qualidade  muito boa, não pelo roteiro e história somente, mas principalmente pelas provocações que ele faz. É interessante perceber que falar de Deus ou de coisas religiosas sempre dá ibope, seja para parodiar, seja para falar bem. Religião está sempre na mira  dos que pensam as artes, principalmente a cristã, pois é a que mais tem adeptos. Por mais que esta era pregue uma quase que "laicização" da existência,  ou ateísmo prático, o tema Deus/religião/divindades vende.
     Para assistir e aproveitar bem a série podendo se divertir é necessário saber entender que fantasia é fantasia, que a série não se pretende ser cópia perfeita da realidade, nem tão pouco se pretende ser bíblica. O autor cria uma história em que Deus é pai do diabo,  e que o Diabo é um filho que se rebelou contra Deus, e que desde que aconteceu esse "motim cósmico" ele foi lançado no inferno, sendo ele responsável por esse lugar, e pelo castigo de cada um indivíduo que lá entrasse. Porém esse Diabo cansou do inferno, entediou-se e decidiu viver a experiência humana, fugindo do seu lugar de origem. (esse é o máximo que vou falar da série, pois aqui não é para spoilers) a partir de então o Diabo passa a de cada vez mais sentir o drama humano, algo até então desconhecido por ele, e passar a se estranhar consigo mesmo quando sente medo, ódio, ciúmes, incertezas, e culpas. Claro que tudo isso é retratado de uma forma bem engraçada, atrapalhada, doida mesmo, e que não fica claro se ele é bom ou ruim.
     A parte mais interessante da história é que ele não consegue lidar bem com os sentimentos humanos, pois para ele significaria vulnerabilidade e fraqueza, coisas que não fazem parte do vocabulário de quem tem ou quer o poder absoluto. e o Diabo mesmo sendo homem, mesmo eu sua  limitada experiencia humana, ainda se comportava e tinha uma síndrome de Diabo, que é ser arrogante, soberbo, e nunca demonstrar qualquer tipo de fraqueza. É engraçado perceber como é o imaginário popular sobre o Diabo e suas ações na vida das pessoas, é engraçado ver que as artes podem e até tem essa licença poética de inverter as coisas, fazendo com que nos apeguemos a pessoas que se fossem reais em nossa vida e existência nós reprovaríamos.
   Entendo que alguns cristãos vão se negar a ver pelo próprio nome da série, ou por achar que é zombaria, não achei nada desrespeitoso,  até tem um episódio que um padre fala de sua experiência de fé para o "Lucifer" e ele não consegue entender como aquela pessoa com tantas tragédias em sua vida ainda acredita em Deus e quis ser padre, obedecendo a uma vocação. O chamado do cristão é para lidar seriamente com tudo, não fugir, mas encarar e refletir, percebendo qual o mais profundo clamor e dúvidas das pessoas, e mostrando ela o caminho, a verdade, e a vida que é Cristo.

Paulo Gustavo

15 comentários:

  1. Parabéns!!! Melhor análise do seriado que amo de paixão

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir, mas conheço meus limites e vou analisar se devo continuar ou não.

    ResponderExcluir
  3. Tenho que discordar do irmão. A série romantiza e desperta paixões pelo seu personagem. Bonito, inteligente e com um coração delicado, com dúvidas, aspirações e cheio de justiça. A Bíblia nos ensina acerca da astúcia, inteligência e poder desta criatura e sua influência sobre o coração humano. Ao permitir que uma história em que ele é o protagonista adentre o espaço da sua mente, vc abre uma porta perigosa para a entrada de sensações, emoções e sentimentos com os quais não podemos gerenciar completamente. Por fim deixo ao irmão a frase “Afastem-se de toda forma de mal” (1 Tessalonicenses 5;22). Fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente..o povo hoje anda vigiando pouco..

      Excluir
    2. textão ai de cima refutado com sucesso por esse comentário, interessante a parte a qual diz sobre não conseguirmos gerenciar algumas áreas da nossa mente. Paz a todos.

      Excluir
    3. Parabéns irmão gracas a Deus um comentário justo e correto dentro de quem serve a Deus

      Excluir
    4. Parabéns excelente analise cristã Deus é fiel , achei seu comentário o mais justo e correto de todos .

      Excluir
    5. Bando de hipócritas, deixem o irmão interpretar a série do jeito que ele quer, se vocês não querem assistir problema de vocês, todo mundo é pecador aqui nesse mundo ,o único Santo é Jesus Cristo. Fiquem com a crítica de vocês bando de hipócritas carnívoras, eu adoro a série lucifer e nem por isso vou para o inferno.

      Excluir
    6. Acho que precisamos entender o que é fantasia e o que é realidade. Pessoas que não são tão firmes não devem ver, na MINHA opinião, porque ainda estão aprendendo sobre Deus. Mas quem entende quem é Deus é consegue distinguir entre ficção e realidade, na minha opinião, poderia ver

      Excluir
    7. Concordo plenamente..................
      Vou ali assitir a quarta temporada de lúcifer tá incrível

      Excluir
    8. O contexto não se refere as formas malignas EM NÓS MESMO das quais devemos nos abster, mas o nos mantermos afastados de toda forma maligna NOS OUTROS; como, por exemplo, nos pretendentes às profecias inspiradas pelo espírito. Em muitos casos, o cristão não deve se abster do que tem a forma do mal, embora seja realmente bom. Jesus curou no sábado, e comeu com publicanos e pecadores, atos que pareciam forma de mal, mas que não deveriam ser excluídos por causa disso, sendo realmente bons. A série não é mal, ela só representa a imagem que deve ser transmitida; realidade conjunta, ela simplesmente é boa, para assistir e ver a realidade que ela apresenta.

      Excluir
  4. Comecei a assistir a série e então parei, achei estranho um episódio e não quis mais assistir. Um ano depois eu voltei a assistir a série, terminei todas as temporadas, sigo alguns atores da série como o principal personagem e o meu apego com o personagem da série me fez gostar do ator, a pessoa que faz o papel de Lucifer e não do diabo, pai da mentira e etc...
    Tudo se trata de saber separar realidade e fantasia.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro crente com senso que eu vejo, parabén

    ResponderExcluir