O que o caso "joshua harris" tem a nos ensinar?

    o caso Joshua Harris" diz respeito aos ultimos acontecimentos relativos ao divórcio e posterior comunicação aonde ele diz não ser mais cristão, pedindo até desculpas para o ativismo gay pelas palavras que ele dava sobre sexualidade e afins.
O caso "
     Pessoalmente nunca fui muito simpático a seus conteúdos, ja li alguns textos, mas facilmente identifiquei em seus escritos um viés de legalismo muito claro, mas não é por isso que vou me alegrar com tal situação e comemorar, pois mesmo que ele em quase todas as vezes não tenha pregado o evangelho de jesus, mas sim moralismos, é uma pessoa que pode ter feito isso por engano. Fato é que ele construiu sua fama em cima de legalismo na área de comportamento, sexo, namoro, etc.
     Essa triste situação tem muito a nos ensinar, primeiro sobre a questão da vigilância, pois ninguém é imune a tais situações. O mais "forte" pode ser envolvido e derrubado, por isso devemos olhar tal fato com humildade, simplicidade, com os pés muito bem fincados no chão da nossa fraqueza e vulnerabilidade. O segundo grande ensino que esses fatos me trouxeram, e é neles que desejaria me deter mais, é que essas pregações morais, ensinos de bons costumes, em que as pessoas costumeiramente tentam chamar de evangelho são verdadeiros "tiros no pé" em termos de espiritualidade, pois ninguém consegue manter por um longo prazo posturas extremadas e que não são espontâneas e naturais, ou seja, ninguém consegue simular por tanto tempo uma conduta que não condiz com a verdade e sinceridade do coração.
     Um provérbio de Salomão diz: " Quem faz alta sua própria porta facilita sua própria queda", por isso quem constrói e prega padrões de comportamento "muito alto" além de oprimir outros com culpa e medo acaba por ele mesmo não conseguir levar até o fim suas próprias concepções. Se uma pessoa em sua vida e caminhada particular decide por esse ou aquele voto, compromisso, ou estilo de vida, não há nada que a condene, mas quando essa pessoa ensina aquilo e dá um apelido de evangelho, construindo até uma fama, sendo referência naquilo, torna-se algo doentio, perverso, e o fim disso é a ruína como estamos infelizmente vendo. Portanto ele atraiu a ruina para si. Ao invés de caminhar na sabedoria e entendimento do evangelho, ao invés de ter auto conhecimento e ai sim poder ter parâmetros saudáveis e sustentáveis, ele escolheu ir por caminhos que aparentam sabedoria, mas não tem poder nenhum contra a sensualidade.
     Ele foi pelo caminho das exterioridades sem nenhum valor ético, ele foi pelo caminho da disciplina física e dos rigores legalistas que são mais agradáveis e bonitos, porém sem nenhum sentido. O caminho de Jesus é o caminho da vida, é o caminho da reflexão. fica a dica para não ouvirmos mais pregações dessa tipo, que só vendem livros e mais nada.

noticia sobre o seu divórcio

Joshua Harris diz: "não sou mais cristão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário