EPISÓDIO VICTOR AZEVEDO: UMA BREVE ANÁLISE

Victor Azevedo relativiza sacralidade da Bíblia e fiéis veem heresia
victor "bigodin" azevedo
    O assunto "Soberania de Deus" volta a ordem do dia em tempos de calamidade. Na história da Teologia não é novo as pessoas discutirem o caráter e a natureza dessa inquestionável verdade: que Deus é soberano, Governa, Rege, e intervém. Na verdade há consenso de que Deus é soberano, o problema é que existe também a responsabilidade humana, a ação humana, ou seja, é inegável que o homem toma suas opções morais, e faz suas escolhas com consequências tanto a nível pessoal, quanto a nível mundial, basta ver que essa pandemia deixou claro que uma atitude ou conduta de uma pessoa na china conseguiu alcançar a vida praticamente de todo mundo.
    Dias atrás assistimos uma tentativa no minimo desastrada de responder a esse tipo de questionamento relacionado a soberania de Deus x responsabilidade humana protagonizada por um jovem pastor chamado Victor Azevedo, ele afirmou categoricamente que Deus não está no controle de todas as coisas, explicando que caso estivesse não haveria tantas calamidades. Após esse desastre que foi a sua fala num stories em seu Instagram, houve uma avalanche de gritarias e linchamentos contra ele. Acontece que o mesmo caiu nas mãos dos homens, e os homens não tem misericórdia. O que não faltou foi meme, textões e análises, a maior parte não visava edificar, mas execrar uma pessoa, desmoraliza-la, transformá-lo num monstro. Muitas pessoas constroem suas carreiras de teólogos no Facebook não com propostas, mas em cima de falas infelizes e desastradas que aparecem, sim, existe um mercado de teólogos de redes sociais, pessoas que andam a caça de hereges para se crescer em cima dos tais, existe muito ódio travestido de zelo doutrinário, porém isso não quer dizer que o tal não forneça material essas pessoas. Eu não o conhecia até um mês atrás, quando ele afirmou que a "bíblia atrapalha a palavra de Deus". Outro vídeo que vejo ele começando a pregação falando que "você é igual a Deus" ou algo do tipo. 
   Entrando um pouco mais no mérito da discussão e afirmação eu diria o óbvio, que ele está ERRADO, mas não vou aqui colaborar com qualquer espécie de linchamento. Eu entendo que o Assunto Soberania de Deus e responsabilidade humana são difíceis de compatibilizar, são complicados de se pensar em termos lineares e humanos. Esse é o típico assunto que foge a nossa compreensão e linguagens. O "pecado original' que leva a esse tipo de afirmação burra e herética é quando nós achamos que podemos entender e explicar coisas que a bíblia não explica, apenas afirma, e quando ela afirma e não explica, cabe a nós receber por fé. O que não falta é soberba teológica de achar que pode explicar tudo, arrogância também é heresia. Muitos querem racionalizar o absurdo, Deus é um absurdo, a graça é um absurdo, somos salvos pelos absurdos inexplicáveis.
     Da mesma forma que é equivocado afirmar que "Deus não está no controle", é equivocado asseverar que o Homem é um autômato, ou seja, alguém que não tem opções. Então o homem tem opções? Sim, toma escolhas? Sim, ele tem "livre-arbítrio"? não, a bíblia não dá margem para "livre-arbítrio", mas como se explica essa responsabilidade humana? não sei, mas a escritura afirma. Você acha que para Deus estar no controle significa intervir diretamente em tudo? não, acredito que soberania de Deus consiste em saber de tudo, conhecer tudo, e intervir a hora que quiser. Percebe como são coisas difíceis de digerir e entender? então entendo a tentativa dele, mesmo errada, mesmo equivocada, flertando com heresias, pois não é só ele que tem problemas com isso, muitos bons caras passaram a vida tentando entender, séculos de debate e não esgotam o tema, prefiro beneficiar as pessoas com a dúvida e com boa vontade, olhando com misericórdia e tentando não matar ele, mas oportunizar quem sabe uma mudança, uma melhora, um diálogo, etc.
    Sinto que com essa exposição eu possa desagradar, não satisfazendo a ânsia condenatória presente no coração dos zelotes presentes em nosso meio. Sinto não corresponder as taras e obsessões dos racionalizadores de tudo, daqueles que pretendem fazer de Deus um homem um pouquinho melhor, o qual sou capaz de prever quase todos os seus movimentos e seus caminhos.


Que Deus soberanamente nos Abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário